quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estudo compara BOTOX® com cremes para rugas

Cada vez mais,um número maior de cosméticos,comumente usados pelos consumidores para o tratamento de rugas faciais,anunciam em sua publicidade que seus efeitos são comparáveis aos da toxina botulínica(BOTOX®).

Para verificar se estes produtos teriam mesmo esta eficácia, o doutor Kenneth Beer, dermatologista e membro da Sociedade Americana de Dermatologia, ministrou um estudo comparando a toxina botulínica com produtos de uso tópico, como cremes e géis, no tratamento de linhas e rugas de expressão da região glabelar (entre os supercílios).

É importante mencionar que a toxina botulínica foi comparada com 3 cremes tópicos que prometem, em suas propagandas, eficácia comparável ao tratamento com a toxina. O estudo incluiu também a comparação dos produtos com injeções de placebo (soro fisiológico), que não teriam efeito algum sobre as rugas.


Toxina botulínica: antes e depois



Os resultados da pesquisa demonstraram que o tratamento com a toxina botulínica é significantemente mais efetivo para redução de rugas quando comparado ao tratamento com cremes tópicos, tendo sido eficiente em 86% dos pacientes que o utilizaram e que tiveram suas rugas e linhas de expressão reduzidas em no mínimo 50%, na quarta semana do estudo.

Por outro lado, o mesmo não aconteceu nos pacientes em tratamento com os cremes faciais, nos quais a redução de rugas não se diferenciou dos resultados obtidos com o placebo em nenhum momento.

Segundo o autor, este estudo pioneiro demonstra que enquanto cremes cosméticos podem diminuir a aparência de algumas rugas finas, eles não podem oferecer o mesmo nível de melhora em rugas moderadas a severas, como fazem as injeções de toxina botulínica.

Deixo claro que não concordo com esse estudo. Vejo no dia a dia do meu consultório que os cremes de boa marca tem praticamente o mesmo efeito do Botox. Temos que levar em conta também os tratamentos feitos anteriores e o tipo de pele.

Nenhum comentário: