quarta-feira, 18 de junho de 2008

Líquen Plano

O Líquem Plano é uma doença inflamatória de causa desconhecida que atinge a pele, mucosas visíveis, unhas e cabelos. Acomete homens e mulheres da mesma forma, sendo pouco frequente em crianças. É doença benigna porém de longa duração e muito incômoda devidos aos sintomas.

As lesões características do líquen plano são elevadas, planas, de cor violácea e com estrias esbranquiçadas na superfície, acompanhadas de muita coceira, que em alguns casos chega a ser desesperadora. O tempo de duração da doença é variado podendo durar de 1 a 2 anos, quando involui espontaneamente. Quando regridem, as lesões deixam manchas escuras residuais.


O liquen plano pode adquirir formas diferentes de manifestação, com formação de lesões anulares, lineares, verrucosas (pés e tornozelos), bolhosas e atróficas (deprimidas). Quando as lesões atingem todo o tegumento, é chamado de liquen plano generalizado.
Nas mucosas, acometidas em cerca de 50% dos casos cutâneos, as lesões são esbranquiçadas e de disposição semelhante aos galhos secos de uma árvore. Na boca, sensação é de ardência ou queimação. Em cerca de 10% dos casos de líquen plano, apenas as mucosas são atingidas, caracterizando a forma mucosa da doença.
Pode acometer exclusivamente as unhas, formando estrias longitudinais, diminuição da espessura e a destruição progressiva das unhas, podendo chegar à perda irreversível das mesmas. É o líquen plano ungueal.

No couro cabeludo, o líquen plano causa a atrofia do folículo piloso levando à formação de áreas de alopécia (ausência de pêlos) que são irreversíveis
Tratamento :
O tratamento vai variar de acordo com cada caso e visa controlar o processo inflamatório que causa as lesões e a coceira. Utilizam-se medicações locais e por via oral, que devem ser prescritas pelo dermatologista. A doença é rebelde ao tratamento e muitas vezes é necessário o uso de várias medicações para a obtenção de melhores resultados. O tratamento pode durar meses até a recuperação total das lesões.

7 comentários:

Dr.Alisson Costa de Morais disse...

Boa Noite!!
Favor deixar o E-mail para que eu possa responder suas dúvidas.
Abraço.
Dr.Alisson C. de Morais

Giorgio disse...

Olá Dr. Alisson!
Tenho liquen mais não sei qual tipo,já fiz vários tratamentos, apliquei todas pomadas recomendadas por dermatologistas que consultei, mais infelizmente nada resolveu.
Gostaria muito de saber se conhece algum medicamento mais eficas ou se pode me ajudar com algo.
Meu e-mail: giorgiolamarca_spa@hotmail.com

Agradeço desde já a atenção!

Ana Meri dzazio disse...

Boa noite Dr Alysson..

Meu nome é Ana Meri e tive liquem plano a mais ou menos um ano e meio, agora so restaram as manchas residuais, as quais me incomodam muito. Sou enfermeira, estudei muito sobre o caso, usei varios medicamentos recomendados por dermatologistas mas em vão, gostaria de saber sobre sua experiencia, se tem algum produto que possa clarear as mancha . obrigada anadzazio@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Dr. tenho liquem plano e agora descobri outro problema de pele a dermografia. sobem vergoes em minha pele o que devo fazer?
meu email é

laysamorenos@hotmail.com
por favor me ajude

jaqueline disse...

oi gostei da materia o mundo nescesita de pessoas asim com ti

LAERTE MAZZA JR. disse...

Bom dia Doutor,
Excelente sua explicação.
Gostaria de saber se a doença ( Liquen Plano) é contagiosa? Quantos meses dura o tratamento?
Laerte Mazza Jr.
e-mail: juniormazza@riopreto.com.br

marcela disse...

Bom dia Doutor,
Excelente sua explicação.
Gostaria de saber se a doença ( Liquen Plano) é contagiosa? Quantos meses dura o tratamento?