quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dermatite Atópica

Dermatite atópica: a coceira que dá eczema :



A dermatite atópica (DA) é uma doença de origem alérgica bastante freqüente, que se acompanha de inflamação na pele, o que provoca coceira e lesões. Costuma ter períodos de melhora seguidos de períodos de piora chamados de exacerbações ou crises, que prejudicam a qualidade de vida. A doença costuma acompanhar o paciente por muitos anos. Os sintomas e sua gravidade variam de uma pessoa para outra. Por se tratar de doença hereditária é comum um dos pais ou ambos sofrerem de alguma doença alérgica como asma, rinite alérgica ou mesmo dermatite atópica.
A palavra “ATOPIA” foi criada por autores americanos em 1923, sendo usada até hoje para definir pessoas que têm constituição hereditária, são portadores de asma, rinite e naturalmente eczema, apresentando também testes alérgicos positivos.
Em síntese, os atópicos têm mais alergia e por mais tempo.
Como é a pele atópica:A pele da criança portadora de dermatite atópica já nasce geneticamente alterada: é seca, irritável, coça muito, tornando-se com o tempo, cada vez mais áspera avermelhada e ferida devido à intensa coceira, configurando o eczema.

Localização das lesões na pele:

Bebês: a dermatite afeta a face, pescoço e às vezes o tronco.
Crianças maiores, adolescentes e adultos: localiza-se mais nas dobras de cotovelo, joelhos e ainda, pés e mãos.

O que são estigmas atópicos?

Estigmas atópicos são sinais e marcas que se apresentam nas pessoas portadoras de atopia. Podem estar presentes, mesmo na ausência da DA. Os estigmas mais comuns são:
- linhas na parte inferior dos olhos - chamadas Linhas de Dennie Morgan,- manchas esbranquiçadas e ásperas na face e tronco - pitiriase alba,
- lesões puntiformes e salientes na pele em especial nos braços e ombros - ceratose pilar.

Fatores que podem agravar as lesões da pele:
É de suma importância identificar e afastar os fatores que agravam a lesão da pele como:
-atrito,-suor, -transpiração,-poeira domiciliar,-roupas de lã e tecido sintético,-sabão,-variações de temperatura (calor, frio)-cosméticos,-detergentes,-infecções cutâneas,-alguns alimentos,-estresse emocional.


Tratamento:
O tratamento adequado controla a inflamação da pele e deve incluir basicamente o uso diário de hidratantes, aplicação de corticóides tópicos e medicações anti-alérgicas (antihistamínicos). Outros tratamentos podem ser tentados em caso de fracasso terapêutico como: imuno-moduladores, antibióticos, ciclosporina, metotrexate e fototerapia.
É preciso fazer dieta especial?
Não há necessidade de evitar alimentos em qualquer pessoa portadora de DA. A dieta se justifica nos casos onde se verifica e se comprova o papel daquele alimento como provocador da piora da pele.
Cuidados com a pele:
- O excesso de banhos deve ser evitado, dando-se preferência a banhos rápidos, com pouco sabão, uma vez ao dia.
- Lubrificação diária e constante da pele: aplicar hidratante todos os dias, logo após o banho, em até 3 minutos após secagem suave do corpo.
- Usar sabonetes oleosos, emolientes e suaves.
- Nunca usar buchas ou esponjas
- Preferir roupas leves, folgadas e confeccionadas com tecidos macios. Evitar tecidos sintéticos aderentes ao corpo, como lycra ou helanca.
- Evitar agasalhos de lã ou outros tecidos irritantes.
- Ao expor a pele ao sol, preferir as primeiras horas da manhã ou ao entardecer, sem excessos, usando sempre protetor solar apropriado.
- Uma medida caseira que “acalma” a pele e a coceira é a realização de banhos feitos com maisena ou com aveia em pó.
Complicações da DA:
O eczema atópico é, na maioria das vezes, uma doença benigna, mas de evolução lenta, tendendo à recuperação da pele com o decorrer do tratamento. Entretanto, pode evoluir em alguns casos de forma mais grave, provocando complicações como:
Decorrentes do Eczema:
-Infecções repetidas na pele (bactérias, fungos) -Comprometimento estético-Envolvimento emocional
Decorrentes do Tratamento:
-Pele agredida por produtos que piorem o ressecamento-Uso de medicação agressiva e intempestiva
Reações colaterais dos remédiosDecorrente da Atopia:
-Aparecimento de outras doenças atópicas-Possibilidade de outras reações alérgicas-Reações colaterais dos remédios
É importante saber reconhecer os sinais que podem indicar infecção de pele e comunicar o médico caso surjam, como por exemplo: aumento brusco da vermelhidão, surgimento de pequenas bolhas com pus no interior ou ainda o aparecimento de vesículas contendo líquido em seu interior.
Os casos mais graves de DA costumam se acompanhar de estresse emocional não só do paciente como de sua família e cuidadores. Recomenda-se que seja dedicada atenção especial aos fatores emocionais em cada pessoa a fim de que se possa indicar medidas para combate ao estresse familiar em conseqüência da doença.
Converse com o médico.
Exponha seus temores e preocupações. O diálogo entre o médico, o paciente e sua família são a base para uma abordagem personalizada e para o sucesso do tratamento.
Texto extraído do Blog da Alergia

4 comentários:

Dr.Alisson Costa de Morais disse...

Boa Noite!!
Favor deixar o E-mail para que eu possa responder suas dúvidas.
Abraço.
Dr.Alisson C. de Morais

Unknown disse...

Dr Alisson as dobras do braço e atras do joelho do meu filho são muito ásperas e o tronco dele é td manchadinho, já levei em vários dermatologista e só preescrevem pra ele Ureadim 3 e sabonete neutro,mas naum melhora, ele tem 4 aninhos...por
favor me ajude pelo menos com uma dica, meu email é monyepq@hotmail.com

Agradecida desde ja

Unknown disse...

Dr.Alisson
Minha filha a umas 3 semanas atras apresentou uma coceira em baixo dos bracos e foi se espalhado pelo corpo todo agora esta ate na cabeca é esse carocos sao bem asperos e seco ja usei varias pomadas e nao obtive efeito. por favor me ajude.
tatiallysson@hotmail.com

Carol disse...

Olá Dr.
criei nesse fds um blog a respeito da dermatite atópica. Lá relato minha experiência pessoal com a doença...as fases do meu tratamento...procuro fzer perguntas para os visitantes responderem a fim de trocarmos nossas histórias e vivência com a doença. Achei seu blog pelo google e gostaria de adicioná-lo em meus links.
Ficaria mto contente se vc tbm o visitasse...o endereço é www.dermatiteatopica.blog.com.br
tem tbm e-mail para contato... dermatite.atopica@hotmail.com....pode add no msn se quiser.
Ficaria mto feliz se fizesse parte do meu blog...estou começando a divulgar agora. Espero que mtas pessoas entrem e consigam encontrar amparo lá.
Um ótimo domingo.
Carol