quarta-feira, 28 de maio de 2008

Controle do Ambiente

Alergia : O Vilão pode estar dentro da sua própria casa!!!





A poeira de casa, formada por uma mistura de restos de alimentos, descamações de pele humana e de animais, seres vivos como os ácaros, fungos, etc e as substâncias inalantes são as principais causas de alergias respiratórias Para os que já possuem alguma tendência à alergia, sua casa requer alguns cuidados especiais. Segundo os dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), é alarmante o número de pessoas alérgicas no mundo: cerca de 30% da população em geral sofre algum tipo de alergia.

Principais doenças alérgicas causadas por inalantes:

Asma: é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Pode surgir em qualquer idade e, ainda hoje, apesar dos avanços da medicina moderna provoca muito sofrimento. É também conhecida como bronquite alérgica ou como bronquite asmática.

Sintomas principais da asma:Sensação de "aperto" ou opressão no peito ("peito preso"),Falta de ar ou cansaço,Chiados no peito,Tosse, que pode acompanhar-se de eliminação de secreção (gosma branca).

Rinite: é a inflamação alérgica da mucosa do nariz que pode ocorrer de forma repetida A causa mais comum é a sensibilização aos alérgenos inalantes, em especial à poeira de casa e seus ácaros.

Os sintomas principais da Rinite Alérgica são:- Espirros repetidos,- Coriza líquida em geral abundante,- Coceira nasal insistente (ou coçam também os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta),- Mucosa nasal: congestionada, as narinas entopem.- Olhos: avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando .- Sensação de escorrimento da secreção pela parte de trás do nariz, que pode provocar pigarro ou tosse insistente.- Alteração de olfato e do paladar, tosse crònica noturna, sinusite, amigdalites, faringites e otites repetidas.

Alergia ocular: os olhos, assim como o nariz e a pele, são alvos freqüentes de reações alérgicas e a conjuntivite Alérgica é a alergia mais comum.Sintomas da Conjuntivite Alérgica:Durante a crise, os olhos ficam irritadosConjuntivas ("branco do olho") tornam-se avermelhadas,Coceira dos olhos e lacrimejamento

Dermatite atópica: é um tipo de alergia da pele que se manifesta com lesões de eczema e coceira intensa, sendo mais comum em dobras dos braços, pescoço e pernas., mas que em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo todo o corpo. Evolui de forma lenta, com períodos de melhora intercalados com períodos de crises, sendo que suas características mais freqüentes e mais intensas são a coceira e o ressecamento da pele.

O que fazer?


É importante procurar um médico especialista que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença. Um método valioso é a imunoterapia, ou seja, a atuação sobre o mecanismo alérgico através de vacinas. Entretanto, é fundamental tomar medidas que combatam a poeira e que são imprescindíveis para que se obtenha um bom resultado no tratamento das doenças alérgicas.

Dicas para uma casa saudável:


Ventilação: manter janelas abertas durante o dia: não tenha receio: vento não faz mal!Limpeza: deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco.Evitar usar vassouras e espanadores bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenasColchões e travesseiros: Trocar travesseiros uma vez por ano: preferir modelos com espuma inteiriça. Evite penas ou flocos. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros Trocar as roupas de cama semanalmenteAnimais: Se você tem animais de estimação, não deixe que entrem na casa, que subam em estofados ou camas.
Não fume e não deixe que fumem em sua casa.

Decoração

SIM
Sala: Móveis com bordas lisas, para facilitar limpeza.Estofados de couro, vinil ou material plástico.Almofadas com capa de zíper para facilitar a lavagem.Paredes pintadas e com poucos quadros (molduras lisas).
Quarto: camas simples, preferir edredonsEncapar travesseiros e colchões.Guarda roupa com portas fechadasPersianas ou cortinas leves e fáceis de lavarEstantes fechadas com portas de vidroPiso vinil, cerâmicos ou madeira
NÃO
Estofados de tecido ou veludoExcesso de enfeites e almofadasBichos de PelúciaMuitos móveis com tapetesCortinas grandes com bastante detalhes e babadosCarpetesBeliches, camas baúsPapel de parede, texturas


(Fonte: ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia: www.sbai.org.br) // Blog da Alergia

Nenhum comentário: